Empresa Chapecoense lança Inteligência Artificial pensada em salvar vidas no trânsito
11 de novembro de 2022Empresa chapecoense de softwares para transporte, lança novidades na Fenatran 2022, que aconteceu em São Paulo
12 de novembro de 2022A pauta foi a portaria 671 e a jornada do motorista profissional
A empresa chapecoense ATSLog está presente na Fenatran, maior feira de transportes e logística da América Latina, que acontece em São Paulo. E dentro da programação, realizou nesta quarta-feira (09), um Fórum Jurídico com o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região/SP, Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira. A palestra foi ministrada para advogados e gestores de recursos humanos de transportadoras, embarcadores e gerenciadoras de risco de todo o país.
A iniciativa, conforme o diretor administrativo da ATS, Ednei Rebonatto, surgiu com a vigoração da portaria 671/21 e todas as atualizações que ela trouxe para o segmento de transportes e jornada de trabalho do motorista. “Preparamos o fórum com esse foco, por isso convidamos o desembargador, Dr. Celso, para destacar a importância de um controle eficiente e que cumpra todas as normativas, além de elencar tudo o que fala a lei para esse segmento. Foi um momento ímpar, pois possibilitou que o setor jurídico e de recursos humanos de diversas empresas, pudesse entender como é a atuação do magistrado perante as questões trabalhistas do motorista”, destacou.
O evento para convidados reuniu mais de 100 pessoas e segundo Dr Celso, momentos como esses são primordiais. “É uma iniciativa excelente da ATS, trazer a discussão dessas questões envolvendo o controle eletrônico de ponto programado. Para que o próprio judiciário entenda melhor, por essa troca de experiência entre membros do poder público e a iniciativa privada, para discutir e entender como funciona esse programa, além de tirar as dúvidas e compreender o olhar do judiciário trabalhista sobre o tema”.
Alberto Chiedili, advogado da Ademir Transportes, de Araçatuba/ SP, que atua com a ATS desde 2015, destacou a importância dos esclarecimentos que o fórum proporcionou e pelo desembargador passar essa visão do magistrado, incluindo dos tribunais superiores sobre o tema. “Foi uma experiência valiosíssima porque ainda existe um distanciamento entre os advogados, entre as empresas e o poder judiciário e esse evento minimizou essa distância e trouxe importantes informações. O desembargador se aprofundou em um tema que é novo, muito específico e trouxe valiosas lições e experiências que com certeza irão enriquecer o nosso dia a dia, nossas defesas e atuações perante ao judiciário”.
A gestora de RH, da transportadora JBS, Maria Juliana, também saiu satisfeita do evento e comentou que são muitas as atualizações na legislação para o motorista profissional, por isso esses eventos auxiliam as empresas a manter-se sempre dentro das regras. “O momento foi ímpar, pois tudo muda muito rápido e na área de transportes mais ainda, então tem que estar muito atualizado e atento. Esse fórum foi de suma importância para nós, pois agregou muito em nosso dia a dia e a gente conseguiu visualizar parâmetros que podemos nos adequar. No período da pandemia tivemos várias medidas provisórias e várias mudanças nas regras e poder contar com o time da ATS em nos trazer as atualizações de uma forma bem precisa e minuciosa como da portaria 671 é de extrema importância e nos ajuda muito em nosso dia a dia”, salienta.
Texto: Tatiane Defiltro/ Sol Agência de Marketing
Fotos: Ana Júlia Busa/ Sol Agência de Marketing