Desrespeito à Lei do Descanso aumenta nas estradas brasileiras
23 de março de 2023“Os sistemas têm uma função maravilhosa, a praticidade de uso é surreal”, afirma auxiliar administrativa de empresa paulista
5 de maio de 2023No mundo dos negócios, inovar é inevitável, e por este motivo, cada vez mais as empresas buscam transformar-se junto ao digital. Segundo a pesquisa IBM (International Business Machines Corporation), pelo menos 41% das empresas brasileiras já implantaram a Inteligência Artificial (IA) em 2022. Além disso, 60% das empresas indicam que tem planos de investir na adoção da Inteligência Artificial para incorporação em processos e aplicativos. A IA tem se mostrado uma grande aliada, e associada a capacidade humana pode gerar grandes resultados.
A Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e tecnologias capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como: aprender, raciocinar, resolver problemas, reconhecer padrões e interagir com o ambiente. A tecnologia tem uma ampla variedade de aplicações em diferentes setores e pode ser baseada em diversas abordagens, como lógica simbólica, redes neurais artificiais, algoritmos genéticos, entre outros. Através da análise de grandes quantidades de dados, ela aprende a melhorar seu desempenho, e aos poucos começa a identificar o que são objetos, pessoas, padrões e reações de todos os tipos.
Empresas de vários segmentos vêm adotando a IA para realizar tarefas de forma mais rápida e eficiente. A tecnologia tem a capacidade de coletar e analisar grandes quantidades de dados de forma mais ágil do que seria possível manualmente. Deste modo, a identificação de tendências e padrões torna a tomada de decisões mais rápida e assertiva. Além disso, a IA é muito utilizada para personalizar a experiência de usuários com base em seus interesses e comportamentos, gerando identificação com o produto, ou seja, ela pode ser utilizada para melhorar a eficiência de operações empresariais, aumentar a satisfação do cliente e impulsionar vendas, e quando implementada de forma cuidadosa e planejada garante benefícios e reduz riscos.
Sempre atenta às tecnologias e inovações, a ATSlog desenvolveu sua própria Inteligência Artificial: a IAra, capaz de analisar o risco em que cada motorista está exposto. Ela é capaz de analisar tempo de jornada, excesso de velocidade, forma de condução do veículo, horas extras, interjornadas, último descanso, clima e horário do dia. Fatores externos também podem ser analisados, como: qualidade da pista, clima, manutenção do veículo, localização, entre outros. Todos esses fatores auxiliam na tomada de decisão para reduzir riscos de acidente. “A IAra vem para consolidar a ATSlog como empresa de referência na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento. Ela é resultado de um complexo estudo realizado nos últimos anos e propõe uma metodologia capaz de minimizar a exposição do condutor a sinistros, preservando a vida”, enfatiza Reni Peruzzo, diretor de inovação da ATS.
Conforme o diretor, a IAra já está beneficiando diversos motoristas e clientes da ATSlog, mas não para por aí. “Não é novidade que a Inteligência Artificial é uma tendência mundial e veio para ficar. Por isso estamos preparando algumas surpresas e em breve teremos a nova versão da IAra com mais recursos, além do processamento de linguagem natural”, comenta o diretor.
De acordo com Reni, a área de transporte, logística e segurança de cargas está sendo uma das grandes beneficiadas com a difusão da Inteligência Artificial, onde os condutores passam a contar com recursos inovadores que irão otimizar ainda mais o processo de planejamento, carga, deslocamento e segurança, além de reduzir os gastos do transportador e possibilitar que ele se torne mais competitivo no mercado. “O que visualizamos de diferente com a popularização da Inteligência Artificial é que agora ela dispõe do alto poder de processamento, disponibilidade de informações e recursos financeiros, possibilitando essa evolução exponencial da área. Estamos participando, sem sombra de dúvidas, de um marco da história da humanidade. Parece exagero, mas não é”, finaliza.
Texto: Gabriela Dalbello/Sol Agência de Marketing
Foto: Ana Júlia Busa/ Sol Agência de Marketing