Inteligência Artificial: Tecnologia auxiliando empresas a agilizar processos
5 de abril de 2023“Os sistemas são práticos e funcionais”, afirma o gestor de projetos da Garbuio, Bruno Raya
23 de junho de 2023A Morada Logística é uma empresa que nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo, como transportadora e hoje oferece ao mercado soluções completas de logística, que inclui armazenagem, logística in house, gestão e locação de equipamentos pesados. Além disso, a empresa também possui grande experiência no transporte de cargas que exige alto grau de treinamento e profissionalismo, como transporte de sucos e outros produtos perecíveis, combustíveis, gases e siderurgia.
De acordo com André Leopoldo, diretor da empresa, muito antes da sigla ESG corporativa (Environmental, Social and Governance) — sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança nas empresas — ser valorizada pelo mercado, a Morada já contava com uma gestão profissional e ações voltadas ao equilíbrio socioambiental de suas atividades. Desde 2007, a administração da empresa é composta por um conselho, presidência e a diretoria executiva, demonstrando uma governança madura e visionária. “É sempre um sentimento de orgulho observar tudo que foi construído nesses 60 anos, mas ao mesmo tempo é uma responsabilidade muito grande de perpetuar isso ao longo do tempo. Estamos sempre observando o que está acontecendo no mercado e as grandes oportunidades, para que a gente possa construir relações duradouras. Boa parte dos nossos clientes estão há bastante tempo com a gente, os nossos colaboradores e fornecedores também, e isso se tornou um valor da empresa”, afirma.
Para atender todas as demandas, a empresa conta com mais de 1200 colaboradores diretos e 500 indiretos, e opera com aproximadamente 1400 equipamentos. Já são mais de 70 milhões de quilômetros percorridos, transportando produtos que equivalem a mais de 10 bilhões de reais por ano. Com o objetivo de cuidar de toda a gestão de forma organizada, a Morada tem parceria com a ATSLog, e atualmente utiliza dois sistemas: o Siga Transportador e o ATSGuiarh.
O Siga Transportador é responsável por todo o controle logístico da frota, e faz a gestão de estadias, ociosidade da frota, não conformidades, gestão de pedidos, gestão de veículos, programação de cargas, entre outros, com um acompanhamento logístico em tempo real, a ATS contribui para a redução de custos operacionais e aumento de produtividade. Já através do sistema ATSGuiarh, a Morada consegue controlar toda a jornada de trabalho dos motoristas e ter relatórios confiáveis com acompanhamento dos recursos humanos e equipamentos em tempo real, ou seja, ao visualizar ações, a empresa melhora o planejamento estratégico de cada viagem e os acertos na tomada de decisões.
“Os sistemas têm uma função maravilhosa, a praticidade de uso é surreal. Algumas pessoas estão em treinamento e já aprenderam a forma de utilizar os sistemas, porque realmente é muito fácil e prático. Em questão de a gente conseguir acompanhar a jornada do motorista em tempo real, conseguimos ver onde ele está, onde ele parou… Isso é excelente para a nossa função”, afirma Laryssa da Silva, auxiliar administrativo da empresa.
Texto: Gabriela Dalbello / Sol Agência de Marketing