ATSlog realiza treinamento junto ao Frigoestrela sobre a jornada de trabalho dos motoristas
28 de julho de 2022O sistema ATSguiarh fornecido pela ATS está adaptado às normas da portaria 671/21
19 de outubro de 2022Softwares de segurança podem ser resposta para diminuir esses números
O transporte de cargas é uma atividade essencial na estrutura de um país, principalmente quando é nessa área que a população em geral pode ter acesso a alimentação, medicamentos, roupas, eletrodomésticos e outros produtos necessários para a organização de uma sociedade. Por muitas vezes trabalhar com carregamentos de grande valor durante os trajetos, as cargas se tornam um grande alvo para roubos. No Brasil, durante o período da pandemia em 2020, foram 14.150 ocorrências de furtos contra as transportadoras, com aumento em 2021, total de 14.400 registros. Os dados são do levantamento anual da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), que contabilizou prejuízo financeiro de R$ 1,27 bilhão.
Regiões com grande investimento na área de exportação foram as mais impactadas, principalmente no Sudeste do país, com 82% do número de ocorrências. Em seguida, o Sul possui 6,82% de incidência, seguida da região Nordeste com 5,44%, Centro-Oeste com 3,66% e Norte 1,42%. O total perdido nesse cenário, além de afetar a economia nacional e internacional que receberia os produtos, traz danos financeiros às transportadoras e na saúde mental dos motoristas que foram vítimas dos furtos.
Ao pensar em como reduzir os danos, tanto em relação a estrutura da empresa e a saúde dos trabalhadores prejudicados, o uso do mundo digital se faz uma alternativa assertiva, ao utilizar da tecnologia para automatizar os processos de gerenciamento de risco e logística. A criação de aplicativos internos para a empresa é um fator que agiliza processos de comunicação entre funcionários, segurança, organização e processos que podem ser geridos por programação. Além disso, o contato com o público externo também é facilitado pelo ambiente virtual, através do atendimento e contato com o público, clientes e outras que entram em contato com a área de atuação.
Para atender essa demanda e auxiliar na diminuição dos números de roubos e furtos de carga, empresas como a ATSlog se propõem a apresentar alternativas de segurança e gestão de logística para as transportadoras. A empresa atende os processos do começo ao fim dos trajetos, com gestão de estadias, monitoramento de frotas, sistema de rastreamento e outras soluções para que os produtos e os trabalhadores finalizem suas metas com segurança e organização. O auxílio dos softwares auxilia na tomada de decisões, agiliza e padroniza a qualidade dos processos, diminui a taxa de erros e facilita o trabalho entre times e gestão.
Há cerca de 15 anos a ATSlog traz inovações para atender ao mercado de transporte e atualmente são mais de 125 mil viagens monitoradas por mês pelos sistemas da empresa. Através da coleta e estruturação de dados, é possível prevenir problemas ou solucionar os mesmos rapidamente. A partir de um sistema planejado para o gerenciamento digital, é possível melhorar a estrutura, metodologia e procedimentos, para que sejam levados em consideração os limites e os riscos da empresa.
O desenvolvimento de softwares que monitoram as viagens no transporte de cargas são tendência para as empresas, por diminuir a incidência de casos e os danos para as transportadoras. O acompanhamento em tempo real, em conjunto com a automatização dos processos, destaca a importância desta área. É a partir disso que é colocado em prática tanto diminuição de riscos e violência, quanto a agilização de funções para a empresa destinar maior foco a outras categorias na sua estrutura.
Texto: Christopher Marin/ Sol Agência de marketing
Foto: Tatiane Defiltro/ Sol Agência de Marketing